Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2020

Porque não devemos chamá-los de Esquimós

Imagem
            O significado do termo Esquimó é "comedor de carne crua", sendo insultuoso e agressivo. Os indígenas que são muito presentes no Canadá e na Groenlândia, preferem ser chamados de Inut, o nome de um dos grupos étnicos do povo nômade mais reconhecido, segundo Anna Berge, linguista da Universidade de do Alasca, "não é certo que essa seja a origem da palavra, mas os mesmos não se referem como ‘esquimós".

Comunidade

Imagem
          O povo do gelo é de cultura familiar, patriarcal, pacífica, solidária e sem classes sociais. As tarefas são dividas entre os homens e as mulheres, os homens tem a missão de sair para a caça, até mesmo viajando para obter alimento, enquanto as mulheres fazem o vilarejo funcionar, encarregadas do cozimento, produção de vestimentas e de cuidar das crianças.           Outro aspecto que se difere muito da nossa cultura é a relação entre marido e esposa, em sua cultura é possível ter mais de uma esposa dependendo de suas riquezas, então quanto mais posses, mais esposas o esquimó pode "ter", normalmente o máximo de companheiras são três.  

Parceiros e meio de transporte?

Imagem
          Os huskies cães pertencentes de uma raça conhecida por ser comum em climas frios, assim como os esquimós, que adotam os cães e uma relação de beneficio mútuo acontece. Os esquimós usam os cachorros como meio de transporte, assim os animais arrastam os trenós e embarcações do povo, eles também auxiliam na caça principalmente de ursos polares e além disso ajudam na proteção dos acampamentos e suas renas de outros predadores, fazendo tudo isso em troca de alimento e moradia.  Trenó puxado pelos cachorros

Religião

Imagem
            Sobre a religião, os esquimós não possuem cultos nem fazem orações, por mais que acreditem em ser es superiores, espíritos poderosos que controlam a natureza. O povo do Norte crê que tudo tem um espírito ou alma, não apenas os humanos, sendo assim matar um animal não se difere de matar um humano, e quando mortos, os espíritos continuam após a morte, livres para se vingar, então para eles o respeito é uma questão muito importante,  "O grande perigo de nossa existência repousa no fato de que nossa dieta consiste inteiramente de almas" . Os espíritos podem ser moderados a partir da obediência aos seus costumes, evitando desrespeito e praticando os rituais apropriados.

Os iglus de gelo

Imagem
          O iglus de gelo, são construídos somente nas viagens de caça e pesca. Eles são compostos de neve e incrivelmente podem esquentar e salvar a vida dos esquimós.           O primeiro passo para a construção de um iglu é encontrar um local apropriado, a preferência é de superfícies congeladas de lagos ou do mar, onde o gelo é menos espesso sendo menos "gelado" do que em terra firme, depois eles saem a procura de camadas de neve compactas o suficiente para fazer o recorte dos blocos retangulares, depois do corte, os blocos são colocados em uma primeira camada em círculo, as superfícies superiores dos blocos são raspadas em ângulo inclinado, para formar o primeiro degrau de uma espiral. Os demais blocos são montados em espiral, para dentro, até que a cúpula esteja completa, com exceção de um buraco deixado no topo para ventilação. Juntas e fissuras são preenchidos com neve solta, sendo o "cimento". As dimensões dos iglus po...

Os iglus de madeira

Imagem
         Na realidade os esquimós vivem em vilas, como esta acima, constituída por várias casinhas de madeira que tem esse telhado no formato inclinado de V para impedir o desabamento por conta do acúmulo de neve, a vila também é composta por um barracão para a produção das vestimentas. 

Os ritos Esquimós

Imagem
          Os indígenas que habitam o Circo Polar Ártico acreditam na reencarnação, por isso, os anciãos que não se sentem mais confortáveis de trabalhar, lutam pela própria vida e são levados a lugares "distantes" para morrerem em paz, além disso, eles têm um cuidado extremo  com as crianças, pois acreditam que elas podem ser a reencarnação dos seus antepassados.           Ao realizar a primeira caça anual das baleias, o capitão as consagra, acreditando na possibilidade de multiplicação durante todo o ano, chegando a atingir a caça de 22 animais por cada homem.

Beijo de esquimó

Imagem
          O conhecido beijo de Esquimó, que consiste no ato de esfregar o nariz em outra pessoa para demonstrar carinho, realmente é um costume do povo do gelo,  eles fazem isso pois um beijo na alta temperatura do extremo Ártico pode congelar a saliva, se tornando muito perigoso, o cumprimento é feito normalmente entre familiares e namorados.  

Pescando no gelo

Imagem
          Por viver em um lugar onde a agricultura não é uma opção, os esquimós se alimentam somente de carne de animais marinhos então os esquimós abrem buracos no gelo para pescarem. Apesar de comerem somente carne, sem frutas vegetais e nem carboidrato, eles são um dos povos mais saudáveis do mundo. 

Alimentação

Imagem
          Como o frio inibe a agricultura e o cozimento (por ser longo e demandar muita energia), o povo do gelo se alimenta de diferentes tipos de carne, sendo assim os grupos étnicos comem muita carne defumada, que é preparada pelas mulheres em buracos no chão.           Dependendo da região em que os esquimós estão localizados, eles caçam salmões, focas, morsas, ursos polares, aves, raposas, ou baleias. No Ártico a caça de baleias é feita com pequenos barcos e arpões, assim quando os mesmos encontram uma baleia no raso, que geralmente está alimentando os filhotes, eles a atacam até vence-lá pelo cansaço.

Vestimentas

Imagem
          Devido ao grande frio, o povo nômade usa roupas com 3 camadas, a base do vestuário é pele de foca, urso ou de raposas, com a pelagem voltada para dentro, sendo assim um grande casaco natural térmico. As vestimentas são produzidas pelas mulheres, que mascam o couro e deixam de molho em suas urinas, e nada é jogado fora, para facilitar a costura, são usados os tendões dos próprios animais, dependendo da região, a roupa é mais rústica – manchada de urina – ou mais uniforme e com adereços, resultado do contato com o ambiente urbano.

Povo Esquimó

Imagem
                    Os esquimós são grupos étnicos que ocupam o extremo norte do planeta desde 5 mil a.C., vivendo em regiões com até -45 ºC. Dentre várias etnias os Inuit são os mais populosos. Atualmente, estima-se que há cerca de 80 a 150 mil esquimós no mundo, em sua maioria, são de cultura familiar, patriarcal, pacífica, solidária, poligâmica e sem classes sociais. Seu idioma é o inuíte, formado apenas por substantivos e verbos. Em geral eles são baixos com 1,60 m de altura, com braços e pernas curtas e fortes. 

A localização geográfica dos Esquimós

Imagem
          Os esquimós são os povos indígenas que vivem tradicionalmente em regiões entorno do Círculo Polar Ártico, ao longo de uma faixa litorânea, com cerca de 3 km de extensão, que cobre a Sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groenlândia. 

Glossário

Imagem
            Etnocentrismo: Etnocentrismo é colocar a minha etnia como padrão de superioridade em comparação com outras. A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria etnia, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais. O observador etnocêntrico vê-se como superior aos demais.           Alteridade: A alteridade é o reconhecimento das diferenças, se colocar no lugar do outro e reconhecer que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras.           Darwinismo/ evolucionismo social:  No darwinismo social ou evolucionismo social, a sociedade tende a uma evolução civilizacional, em que sobrevivem as sociedades mais fortes e/ou que melhor se adaptam ao ambiente. Esse conceito gerou problemas étnicos já que algumas sociedades passaram a se considerar superiores a outras....

Referências bibliográficas

Imagem
       Fontes utilizadas para a produção do Blog:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquimós#:~:text=Os%20esquimós%20são%20os%20povos,do%20Canadá%20e%20a%20Groenlândia. https://www.todamateria.com.br/esquimos/ https://brasilescola.uol.com.br/historiag/os-esquimos.htm https://recreio.uol.com.br/mapa-mundi/como-vivem-os-esquimos.phtml https://www.gazetadopovo.com.br/haus/tecnologia/como-funciona-iglu-gelo-inverno-frio-extremo/ https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38970141 https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_inuíte https://www.icelandcampos.com.br/iglu-o-abrigo-congelado-que-esquenta/ https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-vivem-os-esquimos/#:~:text=Eles%20são%20tão%20comuns%20no,seja%20a%20origem%20da%20palavra. Fontes utilizadas para a produção do Glossário:  https://www.todamateria.com.br/etnocentrismo/ https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo.htm https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-rapidas/o-que-e-etnocentrismo/ https://br...