Os iglus de gelo
O iglus de gelo, são construídos somente nas viagens de caça e pesca. Eles são compostos de neve e incrivelmente podem esquentar e salvar a vida dos esquimós.
O primeiro passo para a construção de um iglu é encontrar um local apropriado, a preferência é de superfícies congeladas de lagos ou do mar, onde o gelo é menos espesso sendo menos "gelado" do que em terra firme, depois eles saem a procura de camadas de neve compactas o suficiente para fazer o recorte dos blocos retangulares, depois do corte, os blocos são colocados em uma primeira camada em círculo, as superfícies superiores dos blocos são raspadas em ângulo inclinado, para formar o primeiro degrau de uma espiral. Os demais blocos são montados em espiral, para dentro, até que a cúpula esteja completa, com exceção de um buraco deixado no topo para ventilação. Juntas e fissuras são preenchidos com neve solta, sendo o "cimento". As dimensões dos iglus podem variar, cabendo neles até vinte pessoas. No entanto, geralmente acomodam apenas uma família. Um esquimó experiente pode construir um iglu de neve muito depressa, entre uma e duas horas. A entrada, cavada no chão, barra o ar gelado. As camas ficam o mais alto possível. Uma fogueira garante a iluminação e o aquecimento, aumentando a temperatura de -45 oC para agradáveis 16 oC. De quebra, o calor interno dá uma leve derretida na neve, que escorre e congela de novo, reforçando a vedação contra o frio.
É possível manter uma temperatura relativamente quente entre -7 °C a 16 °C, isso acontece pois a neve é um isolante térmico, então ela está protegendo os esquimós do vento gélido e prendendo o calor dos corpos e da fogueira dentro do iglu por conta de sua capacidade isoladora.
Comentários
Postar um comentário